II – 06 | As novas direitas e o mal-estar na civilização, com Jorge Chaloub

Nesse episódio do Radar, recebemos o cientista político Jorge Chaloub, estudioso dos múltiplos movimentos da direita brasileira. Gravada logo após as eleições municipais de 2024, a conversa parte da aposta de que processos políticos e eleitorais servem como uma lupa ou uma caixa de ressonância para processos sociais e subjetivos que são, muitas vezes, difíceis…

A LEITURA DO DIZER[1]

| Marília Verdussen e Sandra Landim

A discussão que apresentaremos foi disparada principalmente pelo texto “O ato analítico, ler e escrever”[2], de Mauricio Tarrab. Encontramos no livro, conferências e intervenções feitas pelo autor no período de 2019 a 2022. Ele está organizado em cinco temas diferentes, a saber: “política lacaniana”, “o impossível de dizer”, “fazer escutar o que está escrito”, “30…

p

INCIDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO ANALISTA, A PARTIR DO PERCURSO EM UM GRUPO DE PREPARAÇÃO CIRÚRGICA DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO

| Andréa Marcolan

A atividade psicanalítica é árdua e exigente, não pode ser manejada como um par de óculos que se põe para ler e se tira para sair a caminhar. Via de regra, a psicanálise possui um médico inteiramente, ou não o possui em absoluto. Aqueles psicoterapeutas que empregam a psicanálise, entre outros métodos, ocasionalmente pelo que…